Tudo Sobre Badminton

História do Badminton

O Badminton que conhecemos hoje foi desenvolvido em meados do século XIX pelos britânicos, mas o ato de jogar com uma raquete e uma pena já existe á centenas de anos, especialmente na Europa e na Ásia.

Muitos associam sendo uma evolução do jogo “battledore” e “peteca”.

Um conjunto de países (Inglaterra, Escócia, País de Gales, Canadá, Dinamarca, França. Irlanda, Holanda e Nova Zelândia) juntaram-se e criaram a Federação Internacional de Badminton, tornando assim este deporto mais forte e mais regulamentado, o que ajudou a sua expansão.

Atualmente o Badminton é uma modalidade Olímpica já com uma grande notoriedade, a qual é normalmente dominada por países asiáticos, como a China, índia, Indonésia, Malásia ou Coreia do Sul, sendo que atualmente a China tem se destacado dessas e dominado, tanto nos masculinos, como nos femininos.

badminton-jogo-2

Jogo de Badminton

O jogo de badminton que tanto pode ser jogado individualmente como em duplas, é composto por 3 jogos, sendo uma partida á melhor de três (quem vencer primeiro dois jogos ganha). O objetivo é chegar aos 21 pontos primeiro que o adversário no jogo, tendo que haver uma diferença de 2 pontos entre eles para acabar o jogo. Se o jogo chegar aos 29×29, então quem marcar primeiro o ponto 30 ganha.

O jogo começa com o árbitro a fazer a moeda ao ar para dar a escolher entre campo ou serviço ao vencedor.

 

uadra de Badminton

A quadra de badminton varia em dimensões consoante o número de jogadores (individual ou pares), medindo 13,4 metros em comprimento e 5,18 metros em largura se for singulares, e 6,10 metros se for em duplas.

O campo é dividido em dois por uma rede, sendo ela feita com uma corda fina e tendo uma lona branca de 7,5 centímetros de largura na parte superior em todo o seu comprimento, medindo 76 centímetros e estando a cerca de 1,55 metros do solo.

As linhas exteriores nos lados marcam a largura do campo de pares e as interiores marcam para individuais. No fundo do campo tem uma linha um pouco mais curta, esta marca o limite do campo de pares quando é feito o serviço (após a equipa adversário devolver o seu serviço, o campo volta a ter o comprimento normal).

Você também pode ver na imagem abaixo, que a 1,98m da rede esta uma linha que demarca o inicio da zona de serviço. Essa área de serviço corresponde à área que você tem para fazer o serviço, e na qual deve cair o serviço (se você fizer um serviço curto e o volante cair na zona antes da área de serviço você perde a jogada e o adversário ganha um ponto).

Raquete de Badminton

A raquete de badminton normalmente é feita de materiais resistentes mas leves como fibra de carbono ou titânio, pensando cerca de 100 gramas. A sua medida máxima é de 68 centímetros de comprimento e é constituída por cordas entrelaçadas na vertical e na horizontal. Estas raquetes de badminton podem suportar desde 7 a 11 quilos de força.

badminton-raquete

Juízes

O jogo de badminton tem cerca de 12 juízes (é verdade, um campo tão pequeno e tanta gente a ver), sendo eles separados por funções:

Árbitro Geral: Este é auxiliado pelos restantes juízes e é o que tem a palavra final quanto a decisões relativas ao cumprimento das regras durante o jogo.

Juiz de Linha: Num jogo estão presentes 10 juízes de linha, sendo eles responsáveis por ver se a peteca cai fora do limite do campo e também avisar o árbitro geral de alguma infração nas regras.

Juiz de Serviço: O juiz de serviço tem como única finalidade observar o momento do serviço para ver se é executado corretamente e se são cumpridas todas as regras por ambos os jogadores.